domingo, 23 de setembro de 2012

Investimentos em turismo para Copa 2014 serão de R$ 212,47 milhões


O plano prevê ampliação de Centros de Atendimento a Turistas (CAT) e a implantação de projetos de sinalização turística e de acessibilidade para pessoas com deficiência
·         O plano determina a oferta de 240 mil vagas em cursos de capacitação em 117 cidades
O Plano de Turismo para a Copa do Mundo de 2014, aprovado pelaresolução nº 14, publicada nesta sexta-feira (21) no Diário Oficial da União, prevê investimento de R$ 212,47 milhões para o setor até o campeonato.
O plano prevê ações voltadas para informação e orientação dos turistas, promoção de condições de acessibilidade e comunicação para pessoas com deficiência, oferta de serviços e acomodações, além da promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Para isso, estão previstas a construção, reforma ou ampliação de Centros de Atendimento a Turistas (CAT), a implantação ou complementação de sinalização turística e a execução de obras de adequação para acessibilidade para pessoas com deficiência. Confira as ações previstas para cada cidade-sede.
A resolução também autoriza a inclusão das atividades de turismo na Matriz de Responsabilidades, que trata das ações prioritárias de infraestrutura nas cidades que irão receber os jogos, como obras em aeroportos, portos, mobilidade urbana, estádios e hotelaria.
O plano determina, ainda, a oferta de 240 mil vagas em cursos de capacitação em 117 cidades incluindo as sedes e de seu entorno, pelo Pronatec Copa, a qualificação de profissionais de segurança, de transporte e de recepção nas cidades-sede e o apoio à implantação de sistemas inteligentes de informação ao turista.
Pronatec Copa
O Pronatec Copa oferece cursos para quem já trabalha com turismo e também para quem pretende se profissionalizar no setor. Os cursos oferecidos estão relacionados aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação.
As aulas serão ministradas pelo Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Campanha promocional
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) iniciou em agosto campanha no Facebook para promoção mundial do turismo no Brasil. Na rede social, um aplicativo incentiva estrangeiros e brasileiros a se conhecerem e a se encontrarem no Brasil. 
Outras ações da Embratur já foram trabalhadas no Facebook e demais redes sociais. “Já temos mais de 110 mil seguidores só no Facebook e buscamos o que existe de mais atual para promover os destinos turísticos do Brasil no exterior”, diz o diretor do instituto, Flávio Dino. 

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