O plano prevê
ampliação de Centros de Atendimento a Turistas (CAT) e a implantação de
projetos de sinalização turística e de acessibilidade para pessoas com
deficiência
·
O plano determina a oferta de 240 mil vagas em cursos de capacitação em
117 cidades
O Plano de Turismo para a Copa do Mundo
de 2014, aprovado pelaresolução nº 14, publicada nesta sexta-feira (21) no Diário
Oficial da União, prevê investimento de R$ 212,47 milhões para o setor até o
campeonato.
O plano prevê ações voltadas para
informação e orientação dos turistas, promoção de condições de acessibilidade e
comunicação para pessoas com deficiência, oferta de serviços e acomodações,
além da promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Para isso, estão previstas a
construção, reforma ou ampliação de Centros de Atendimento a Turistas (CAT), a
implantação ou complementação de sinalização turística e a execução de obras de
adequação para acessibilidade para pessoas com deficiência. Confira as ações previstas para cada cidade-sede.
A resolução também autoriza a inclusão
das atividades de turismo na Matriz de Responsabilidades, que trata das ações
prioritárias de infraestrutura nas cidades que irão receber os jogos, como
obras em aeroportos, portos, mobilidade urbana, estádios e hotelaria.
O plano determina, ainda, a oferta de
240 mil vagas em cursos de capacitação em 117 cidades incluindo as sedes e de
seu entorno, pelo Pronatec Copa, a qualificação de profissionais de segurança,
de transporte e de recepção nas cidades-sede e o apoio à implantação de
sistemas inteligentes de informação ao turista.
Pronatec Copa
O Pronatec Copa oferece cursos para
quem já trabalha com turismo e também para quem pretende se profissionalizar no
setor. Os cursos oferecidos estão relacionados aos processos de recepção,
viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação.
As aulas serão ministradas pelo Sistema
S: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Social do
Comércio (Sesc), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial (Senai).
Campanha promocional
O Instituto Brasileiro de Turismo
(Embratur) iniciou em agosto campanha no Facebook para promoção mundial do
turismo no Brasil. Na rede social, um aplicativo incentiva estrangeiros e
brasileiros a se conhecerem e a se encontrarem no Brasil.
Outras ações da Embratur já foram
trabalhadas no Facebook e demais redes sociais. “Já temos mais de 110 mil
seguidores só no Facebook e buscamos o que existe de mais atual para promover
os destinos turísticos do Brasil no exterior”, diz o diretor do instituto,
Flávio Dino.
0 comentários:
Postar um comentário