segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Recadastramento dos alunos da UFPA vai até 15/02


O recadastramento de dados dos alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA), que começou em dezembro do ano passado, pode ser realizado até o dia 15 de fevereiro deste ano para estudantes tanto do período intensivo quanto extensivo.

Até o momento já são mais de 24 mil e 100 recadastrados. Para o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), professor Eloi Favero, esse é um bom número e está dentro do planejamento realizado no início da ação. Espera-se que o número de alunos recadastrados cresça a partir deste mês e alcance o número final em torno de 40.000, já que o período foi alargado.

Matrículas e penalidades - Todos os alunos já estão liberados para matrículas nos primeiros e segundos períodos, independente do recadastramento. Porém, os estudantes que não se recadastrarem terão as matrículas bloqueadas no próximo período letivo (neste caso, os períodos 3º e 4º), não poderão receber diplomas de conclusão, serão impedidos de obter bolsas concedidas por programas de projetos de ensino, pesquisa e extensão e também não poderão obter passagens e ajuda de custos, fornecidos pela UFPA para participação em eventos fora da Universidade.

Todos os recadastramentos deverão ser homologados pelos diretores de faculdades, as quais os alunos pertencem. Além do sistema de atualização cadastral online, também estão sendo disponibilizados formulários de papel para as coordenações com dificuldade de acesso à internet. O formulário manual é mais burocrático e precisará de cópias dos documentos dos estudantes, as quais deverão ser entregues às faculdades e depois repassadas ao CTIC, para digitalização.

Importância – Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Erick Pedreira, “esse banco de dados nos permitirá um ‘raio x’ mais fiel da comunidade acadêmica”. Além de traçar um perfil do alunado da UFPA, as informações prestadas devem facilitar, inclusive, a inscrição e participação dos alunos da UFPA no Exame Nacional de Desempenho (Enade). O recadastro será também requisito para que o aluno possa pleitear qualquer tipo de concessão de bolsas de pós-graduação no âmbito da UFPA e o repasse de recursos para o orçamento da Instituição para os próximos anos.

O recadastramento é uma ação institucional que está sendo desenvolvida de forma conjunta pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), pelo Centro de Indicadores e Registros Acadêmicos (Ciac) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). Alunos da graduação, capital e interior, incluindo estudantes habilitados pelo Plano Nacional de Formação (Parfor), e mais os  alunos da pós-graduação stricto sensu devem participar.  (DOL, com informações UFPA)
Que nota você dá para esta notícia?

0 comentários: