segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Falta médico em unidade de saúde, dizem pacientes


De acordo com os pacientes, a unidade de saúde do bairro está há um mês praticamente abandonada



Falta médico em unidade de saúde, dizem pacientes
Unidade de saúde está vazia
Santarém - A falta de médicos e enfermeiros no posto de saúde do Maicá tem comprometido o atendimento à população. Os moradores afirmam que já cobraram providências da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), mas o problema ainda não foi solucionado.

De acordo com os pacientes, a unidade de saúde do bairro está há um mês praticamente abandonada. Sem médicos e enfermeiros, quase nenhum serviço é oferecido. Apenas uma técnica de enfermagem faz a aplicação de vacinas e triagem dos pacientes. Pela falta de profissionais muitos procedimentos são cancelados.

“Não temos médicos porque o médico está de férias e não tem outro médico pra substituir até o momento, nós não temos auxiliar administrativo, não temos auxiliar de serviço gerais, as agentes de saúde que prestam trabalho aqui, algumas são emprestadas para o posto de saúde da Jaderlândia”, ressalta p presidente da associação de moradores do bairro, Josivaldo Pereira.


A dona de casa Maria Edimara que está grávida de seis meses relata que há algumas semanas tenta realizar o pré-natal, mas não obteve sucesso devido a ausência de médicos. “Eu to até roca de tanto vir para cá, pegando chuva, sol, chego aqui não tem, é uma tristeza muito grande. Minha filha com febre e não tem médico para atender”.

A assessoria de comunicação da SEMSA informou que com o ingresso de enfermeiros concursados houve a necessidade de desligamento de enfermeiros temporários, cujo contrato encerrou no dia 31 de dezembro de 2011 e destacou que uma nova enfermeira já foi encaminhada para assumir a equipe de saúde da família do Maicá.

Em relação ao médico da equipe da estratégia saúde da família do Maicá está de férias desde o dia 1 de janeiro. A secretaria ressaltou que este procedimento é programado com recursos humanos e é de conhecimento da população que o município não possui médico para substituição no período de férias.

Para não prejudicar o fluxo de atendimento médico da unidade, os casos que necessitem de atendimento com mais urgência estão sendo encaminhados para unidades mais próximas.

0 comentários: