segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Acadepol abre Treinamento Básico em Operações e Investigação Policial



Policiais civis na abertura de Treinamento
Policiais civis na abertura de Treinamento
A Academia da Polícia Civil deu início nesta segunda-feira, 16, ao Treinamento Básico em Operações Policiais Civis e Investigação Policial. Ao todo, trinta policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, passarão 11 dias em atividades teóricas e práticas, visando a capacitação e atualização dos servidores. A aula inicial foi realizada no auditório central da Delegacia-Geral, em Belém, com a presença do delegado-geral, Nilton Atayde, e diretores operacionais da Polícia Civil. As próximas aulas serão realizadas na sede do IESP (Instituto de Ensino de Segurança do Pará), em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, onde está situada a Acadepol.
O delegado-geral fez votos de boas vindas aos policiais e desejou a todos um ótimo curso. Já o diretor do IESP, coronel Emílio Ferreira, falou sobre a importância do Treinamento. “Não dá para pensar em uma Polícia que improvisa. Temos de ter uma Polícia que atua com conhecimento para colocar em prática as ações policiais”, afirmou. De acordo com o delegado Adonai Mota, diretor da Acadepol, o Treinamento foi iniciado no ano passado, quando foram formadas seis turmas de policiais. Esta é a primeira turma de 2012.
A meta, salienta Mota, é capacitar até o final do ano, 330 policiais civis em operações e investigações policiais. Nesta abertura do Treinamento, explica o delegado, estão presentes policiais que atuam em Divisões Especializadas e em unidades do interior do Estado, como Abaetetuba por exemplo. Na parte teórica, os policiais civis terão aulas sobre Direitos Humanos e Relações Interpessoais; investigação policial moderna; sistemas operacionais como Infoseg e SisDetran e inteligência policial. Já as aulas práticas terão treinamento de tiro em que, cada policial, irá disparar 120 tiros com uso do armamento disponível na Polícia Civil, como a pistola calibre ponto40 e a carabina Magal. “Todos os policiais irão passar por exames prévios de hipertensão arterial e índice de massa corporal antes das atividades práticas do curso”, salientou Adonai Mota. Durante as aulas práticas, os servidores terão instruções sobre operações, com aulas sobre abordagens policiais em pessoas e em veículos; gerenciamento de crise; entrada em locais de confronto armado, entre outras disciplinas.
FOTO: JOEL LOBATO (ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL/PA)

0 comentários: