VOCÊ É CAPAZ DE IR ALÉM

Se você realmente quer algo melhor, você irá conseguir.

Cremos na evolução constante do ser humano

Sempre é possível ir um pouco mais adiante

Esperamos em Deus dias melhores para você

Se você deseja profundamente algo e está disposto a pagar o preço por esse desejo tenha certeza que você irá conseguir alcançar a vitória.

Seja Bem Vindo ao Nosso Blog

Queremos que fique a vontade.

Tudo é do Pai toda honra e toda glória

Caminhando no sentido do nossos próprios corações seremos sempre abençoados.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Deputado Hilton Aguiar reúne com Secretário de Meio Ambiente em defesa da região Sudoeste do Estado


De volta aos trabalhos, o deputado Hilton Aguiar retomou sua agenda com algumas atividades. Na terça-feira (17), se reuniu com o secretário de meio ambiente do estado, Dr. Rubens, para tratar de vários assuntos, dentre eles a preocupação em levar o desenvolvimento sustável pra Itaituba. Esteve participando do encontro o secretário municipal de meio ambiente de Itaituba, Ivo Lubrina, Davi Leal da SEICOM (secretária de Industria, Comercio e Mineração do Pará), além do geólogo e ex-deputado Federal pelo Amapá, Feijão, assessores e empresários da região Sudoeste do Estado. 
Outra importante solicitação feita pelo deputado à SEMA, foi a autonomia para que o município de Itaituba possa resolver questões que não envolvem grandes complexidades. Já os empresários e representantes de sindicatos florestais e minerais da região, almejam uma parceria entre o IBAMA e a própria SEMA, afim de agilizarem processos e resolverem pendências que já se estendem por tempos. O secretário acionou o setor jurídico da SEMA, representado pela Dra. Rebeca, pedindo prioridade para os pleitos. Hilton disse está preocupado com os “entraves” que impedem o desenvolvimento do Estado. Por isso, deverá acompanhar de perto toda a movimentação das reivindicações.


fonte: www.hiltonaguiar.blogspot.com 

A ONU resolveu fazer uma pesquisa em todo o planeta.


A ONU resolveu fazer uma pesquisa em todo o planeta. Enviou uma carta para o representante de cada país com a pergunta: “*Por favor*, diga honestamente qual é a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do mundo.”

A pesquisa foi um grande fracasso. Sabe por quê?

Todos os países europeus não entenderam o que era “escassez”.
Os africanos não sabiam o que era “alimento”.
Os argentinos mal sabem o significado de “por favor”.
Os norte-americanos nem imaginam o que significa “resto do mundo”.
E o Congresso Nacional do Brasil está até agora debatendo o que é “honestamente”.

Com DIPLOMA ou SEM DIPLOMA?

FENAJ retoma mobilização pela aprovação da PEC 33/09
A Executiva da FENAJ marcou para 7 e 8 de fevereiro, após a volta dos trabalhos no Congresso, atividades de mobilização no Senado pela aprovação, em 2º turno de votação, da PEC 33/09, que restitui a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Os diretores da Executiva e membros da coordenação da campanha em defesa do diploma estarão presentes.

Em circular encaminhada aos sindicatos, membros da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas e entidades apoiadoras do movimento em defesa do diploma, a direção da FENAJ orientou que todos insistam, ainda em janeiro, quando os parlamentares estão em seus estados, nos contatos com os senadores. O objetivo é assegurar a votação da PEC em 2º turno em fevereiro, reafirmar os votos sim, garantir a presença dos senadores ausentes na primeira votação e inclusive buscar reverter a posição de parlamentares que votaram contra a proposta.

No primeiro turno de votação, no dia 30 de novembro do ano passado, a PEC 33/09, de autoria do Senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE) e que teve como relator o senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), obteve 65 votos favoráveis e 7 contrários. Conforme acordo de lideranças anunciado em dezembro, o segundo turno de votação ficou para o início dos trabalhos no Senado em fevereiro.

“Acreditamos na possibilidade de um placar ainda mais favorável no 2º turno, pois já tivemos manifestações públicas de apoio à PEC de mais de 70 senadores. Mas para assegurar esta conquista contamos com o empenho de todos os nossos apoiadores”, diz o presidente da FENAJ, Celso Schröder.

Ele revela que além das atividades em Brasília nos dias 7 e 8 de fevereiro, a intenção é contar, também, com delegações de profissionais, professores, estudantes de Jornalismo e de outros segmentos da sociedade na data da votação da PEC em 2º turno. “Com muita luta corrigiremos, ainda em 2012, um equívoco cometido pelo STF que prejudica os jornalistas brasileiros há mais de dois anos”, considera Schröder.

Exame de 2012 será realizado apenas em novembro

Por solicitação do Ministério da Educação, a empresa Modulo Security, de gestão de risco, concluiu, depois de ouvir todas as entidades que participam da organização do Enem, que a realização de duas edições em 2012 sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame. 

Em função disso, o Ministério da Educação decidiu que neste ano haverá apenas uma edição da prova, em novembro, nos dias 3 e 4

Assessoria de Comunicação Social

sábado, 21 de janeiro de 2012

DETRAN inicia fiscalização em Novo Progresso


Atendendo uma solicitação do MP-Ministério Público, através do Promotor de justiça Dr. Manoel Adilton Peres de Oliveira, agentes do Detran da cidade de Itaituba, voltaram a fazer  blitz no município de Novo Progresso a partir desta sexta-feira(20/01).  

Equipe de fiscalização do Departamento de Trânsito da cidade de Itaituba, já se encontram em Novo Progresso para uma série de trabalhos em conjunto com Detran local e Policia Militar, com objetivo de apreender veículos e motocicletas com pendências no IPVA, sem o licenciamento anual ou sem condições de trafegar. Motoristas sem habilitação também serão apreendidos e multados.  

É a primeira vez que  o órgão atua no município neste ano de 2012. Segundo o chefe da operação, as blitz a partir de agora serão constantes, a justificativa é a de que, na cidade, um grande número de proprietários não vêm cumprindo suas obrigações com o IPVA e com a determinação do Código de Trânsito Brasileiro, de submeter os  veículos à vistoria anual. “Em Novo Progresso a maioria dos veículos tem placas de outras cidades, motivo que desde que a pessoa reside no município a transferência deveria ser imediata,” o que leva a pessoa ter uma placa da Cidade de Cuiabá(exemplo) e residir em Novo Progresso”, enfatizou o agente de trânsito. 

Fonte/Fotos: Redação Folha do Progresso  

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Resultado está disponível e pré-selecionados devem se matricular até dia 1º


Sexta-feira, 20 de janeiro de 2012 - 17:13

Está disponível na página do programa Universidade para Todos (ProUni) o resultado da primeira chamada. Os candidatos pré-selecionados têm prazo de 23 de janeiro a 1º de fevereiro para comparecer às instituições de ensino na qual foram aprovados para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula.

Depois desse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, será feita a segunda chamada de candidatos, prevista para 7 de fevereiro, com prazo para comprovação da documentação até 15 de fevereiro

Espera – Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda disponíveis.

O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, a partir de 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

Neste processo seletivo são ofertadas 195.030 bolsas – 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade – em 1.321 instituições de ensino superior particulares, entre universidades, centros universitários e faculdades. 

Ao final de seis dias de inscrições, o programa registrou a inscrição de 1.208.398 candidatos. O número supera os 1.048.631 inscritos do processo de 2011, até então a maior marca. Cada estudante teve o direito de fazer duas opções de cursos. Dessa forma, o número de inscrições chegou a 2.323.546. Criado em 2005, o ProUni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. 

Assessoria de Comunicação Social

Acesse a página do ProUni 

Unidades de Conservação da Amazônia ameaçadas pelas hidrelétricas

O governo Dilma está seguindo a mesma linha do modelo de desenvolvimento energético dos governos que o antecederam. Inúmeras hidrelétricas implementadas na Amazônia estão colocando debaixo d'água um rico e inestimável patrimônio natural. 

Já no início deste ano, só uma Medida Provisória publicada pela presidente conseguirá suprimir parte de sete Unidades de Conservação (UCs), alterando seus limites. O objetivo do governo é livrar-se dos obstáculos para implementar o Complexo Hidrelétrico do Tapajós, no Pará, que compreende as UHEs Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, e a UHE Tabajara, em Rondônia. Três Parques Nacionais (Parnas) serão atingidos, três Florestas Nacionais (Flonas) e uma Área de proteção Ambiental (APA).

No total, 91.308 hectares em breve não estarão mais sob a proteção da legislação ambiental. A Flona de Itaituba II, criada em 1998, no Pará, perderá uma área de 28.453 hectares, de um total de 440.500 protegidos pela lei. Tudo isso para a instalação da UHE de São Luiz do Tapajós. 

O Complexo Hidrelétrico do Tapajós é formado pelas UHEs Jatobá e São Luiz do Tapajós, no Rio Tapajós, e pelas UHEs Cachoeira do Caí, Cachoeira dos Patos e Jamanxim, no Rio Jamanxim. Através desse complexo serão gerados 10.682 megawatts de energia. 

E não para por aí. Ainda há outros projetos de hidrelétricas para serem executados, como a UHE Chacorão. Esta aguarda apenas a conclusão de estudo de viabilidade, que excluem obviamente as consequencias ambientais e sociais da obra. Chacorão deve alagar a Terra Indígena (TI) Mundurucu, e causar impactos diretos em outras duas TIs e comunidades ribeirinhas isoladas. 

Todo esse processo não é de agora. Treze UCs de Rondônia já sofreram alterações em seus limites para que comportassem as obras de UHEs no Rio Madeira. 

Povos indígenas e ribeirinhos atingidos pelas usinas protestam a todo o momento contra o desrespeito do próprio governo à legislação ambiental. Eles reclamam também que o processo de consulta às populações atingidas é constantemente violado, para garantir que os projetos sigam em frente. 


Sob protestos, as inciativas do governo para implementar usinas hidrelétricas prosseguem sem grandes entraves. As obras de Belo Monte estão aí para provar a força do modelo energético retrógrado que o Brasil persiste em adotar. 

UFC no Pacaembu terá octógono no centro do gramado e equipe do U2


O contrato só deve ser assinado no fim de janeiro, mas o projeto que a Prefeitura de São Paulo fez para receber o UFC no estádio do Pacaembu, no dia 16 de junho, já está pronto. A ideia dos organizadores é montar o octógono no centro do gramado e cercá-lo de assentos. E para não prejudicar o campo, a Prefeitura irá contar com a equipe que monta os palcos da banda irlandesa U2.
“As pessoas que virão montar a estrutura são as mesmas que fazem o show do U2 pelo mundo. Eles são muito experientes. Lembro que um show recente no Morumbi prejudicou o gramado e o São Paulo precisou de uma semana para recuperá-lo, mas queremos fazer de um jeito que a grama não sofra tanto. O octógono é montado praticamente no dia da luta e a grama será descoberta assim que acabar o evento”, contou Bebetto Haddad, secretário de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo.
Segundo ele, a expectativa da Prefeitura é receber entre 30 e 40 mil pessoas. “O octógono será montado no centro do gramado e colocaremos as cadeiras ao redor. Ainda não discutimos mais detalhes técnicos, mas esse é o planejamento.”
O horário das lutas é um dos pontos ainda discutidos por organizadores e prefeitura. Diante da ameaça da associação de moradores da região, a ONG Viva Pacaembu, sobre possíveis infrações em horários e volume do som, o secretário afirma que o público não será acima de 40 mil pessoas (número máximo em jogos de futebol) e que o evento terminará no início da madrugada.
“No Rio de Janeiro o UFC foi terminar depois das 3h, mas aqui terminará por volta da 1h, talvez um pouco antes ou um pouco depois. E o público é mais silencioso, não existe aquela disputa entre torcidas para ver quem grita mais alto”, argumentou.
Morador de região próxima ao Pacaembu, Bebetto Haddad, contudo, pede a compreensão dos moradores. Segundo ele, em breve o estádio receberá menos jogos de futebol e por isso será necessário obter novas fontes de receita para manter sua estrutura funcionando. Mensalmente, a Prefeitura gasta mais de R$ 400 mil para cuidar do estádio municipal.
“Em breve teremos a arena do Palmeiras e o estádio do Corinthians. Se não tivermos novas receitas e imaginação para trazer recursos, o Pacaembu ficará abandonado. O Pacaembu precisa ver a realidade. Queremos preservar o bairro também, mas é necessário fazer concessões. Do contrário, será difícil imaginar o futuro do Pacaembu”, completou o secretário.

UFPA divulga edital de inscrição para o Processo Seletivo Especial 2012


Notícias
18.01.2012 16:00

: :UFPA divulga edital de inscrição para o Processo Seletivo Especial 2012

A Universidade Federal do Pará divulgou nesta quarta-feira, 18, o edital de abertura do Processo Seletivo Especial (PSE) para o preenchimento das 307 vagas remanescentes do PS 2012, sendo oito para os cursos de graduação da capital e 299 destinadas ao interior. As inscrições para o concurso se iniciam na próxima sexta-feira, 20, e serão efetuadas somente na página eletrônica do Centro de Processos Seletivos.

Este é o segundo ano em que a Universidade realiza o PSE a partir dos resultados alcançados pelos candidatos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As vagas são destinadas aos seguintes candidatos: com inscrição homologada na 2ª Fase, mas não obtiveram classificação no Processo Seletivo da UFPA 2012; com pontuação maior ou igual a quatrocentos pontos na redação do Enem 2011 e percentual de acerto maior que  zero em cada prova objetiva, referente às quatro áreas do conhecimento avaliadas.

Inscrição - Os candidatos poderão efetivar a inscrição até o dia 2 de fevereiro e fazer o pagamento da taxa, no valor de R$ 15,00, até o dia 3 do mesmo mês. A inscrição será considerada homologada após a confirmação do pagamento.  O candidato poderá inscrever-se em até dois cursos ofertados, definidos como 1ª opção e 2ª opção.

Isenção de taxa - Para os que pleitearem a isenção de taxa, a inscrição será no período de 20 a 23 de janeiro, por meio do formulário específico que estará disponível no endereço http://www.ceps.ufpa.br. Ao preencher o documento, o candidato deverá informar o seu NIS (Número de Identificação Social) atribuído pelo CadÚnico. A homologação da isenção será publicada no dia 8 de fevereiro, no site do Ceps. O candidato que pleitear isenção do pagamento da taxa de inscrição e não obtiver a concessão do benefício, se desejar participar do concurso, deverá imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento até o dia 3 de fevereiro.

A relação de classificados no PSE 2012 será divulgada a partir do dia 14 de fevereiro, na página do Ceps. Nesse mesmo endereço, os candidatos poderão verificar a pontuação obtida no concurso. De acordo com a diretora do Ceps, Marilucia Oliveira, este é um processo que requer um período curto de realização para que os candidatos possam ingressar juntamente com os aprovados no Processo Seletivo 2012. “Tivemos a preocupação de publicar logo o edital e realizar de imediato essa seleção para que os classificados possam começar o ano letivo com os outros alunos, já que as aulas se iniciam no dia 5  de março”, enfatizou.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

UFOPA divulgará ainda hoje segunda chamada do processo seletivo 2012



 UFOPA divulgará ainda hoje segunda chamada do processo seletivo 2012
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) divulgará AQUI, a partir das 18h, a lista com os nomes dos aprovados em segunda chamada no Processo Seletivo 2012. As listas com os nomes dos aprovados também serão afixadas em murais localizados nos campi Rondon (Avenida Marechal Rondon , s/n, no Bairro Caranazal) e Tapajós (Rua Vera Paz, no Bairro Salé).
Os candidatos aprovados em segunda chamada devem comparecer no período de 23 a 27 de janeiro na Secretaria de Registro Acadêmico, em horário comercial, para efetuar a matrícula. A lista completa com a relação dos documentos necessários está disponível aqui.
De acordo com o que está previsto no edital do processo seletivo 2012, a UFOPA realizará ainda mais duas chamadas. No total são ofertadas 1.200 vagas distribuídas em cinco Institutos Temáticos. Dessas vagas, 50 são destinadas ao Processo Seletivo Especial Indígena. O acesso à Universidade é feito exclusivamente por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Lenne Santos – Comunicação/UFOPA
20/1/2012

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vereador Manoel Dentista sofre acidente na Rodovia Transamazônica


O vereador e os outros ocupantes do veículo foram encaminhados para um hospital na cidade de Anapu-Pará

Vereador Manoel Dentista
Fonte/imagem: camaraitb.com.br
Na tarde desta quinta-feira (19), o vereador itaitubense Manoel Rodrigues dos Santos (Manoel Dentista) sofreu um acidente automobilístico na Rodovia Transamzônica próximo à cidade de Anapu, no Estado do Pará.

O vereador retornava do Maranhã quando perdeu o controle do veículo FIAT UNO durante uma ultrapassagem. Além dele, estavam no interior do veículo a sua esposa e seus três filhos. O vículo capotou várias vezes e ficou bastante destruído. Um dos filhos de Manoel apresenta fraturas sem gravidade. 
As vítimas foram socorridas por populares e encaminhados para o hospital de Anapu.

Número de inscritos até as 18h do último dia supera o total do ano passado


O número de inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação chegou a 1.098.856 até as 18h desta quinta-feira, 19, último dia de prazo para inscrição. Esse número já supera o total de inscritos no ano passado, que foi de 1.048.631 candidatos.

Foram feitas, este esse horário, 2.109.478 inscrições. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. A oferta do programa para este primeiro semestre é de 195.030 bolsas — 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade — em 1.321 instituições de ensino superior particulares, entre universidades, centros universitários e faculdades.
 

As unidades da Federação com maior número de inscrições, até as 18h desta quinta, foram São Paulo, com 389.569; Minas Gerais, 252.308; Bahia, 152.136; Rio Grande do Sul, 141.030, e Rio de Janeiro, com 136.572.
 

Para concorrer às bolsas, os candidatos precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas e pelo menos nota mínima na redação. Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa. Os candidatos devem comprovar ainda ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

A
 inscrição deve ser feita na página do programa na internet. Nela, o candidato tem acesso ao cronogramacompleto e à oferta de bolsas. 

Assessoria de Comunicação Social

Confira
 o número de inscrições, por unidade da Federação, até as 18h desta quinta-feira, 19
Palavras-chave: educação superior, ProUni

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Deputado Hilton Aguiar pede novos pontos do NAVEGAPARÁ


Deputado Hilton Aguiar e o Presidente da PRODEPA, Théo Pires
Na manhã da última segunda, 16, Hilton Aguiar participou de uma reunião com o Presidente da PRODEPA, Théo Flexa Pires. O principal motivo do encontro foi para solicitar a ampliação dos pontos do NAVEGAPARÁ, que deverá atingir em Itaituba, todas as praças (liberdade, cidadão, floresta, etc), em Miritituba, KM 30-Campos Verdes, Moraes Almeida e as regiões garimpeiras de Creporizão e Creporizinho. Além disso, ressalta Hilton Aguiar, a chegada da internet banda larga a praças públicas e infocentros nessas localidades permitirá que seus habitantes possam usufruir da inclusão social por meio da inclusão digital, maior objetivo do programa Navega Pará.

VEJA UMA SEQUÊNCIA DE PIADAS


Depois de ficar sem dinheiro, um homem sai do Casino Estoril às três da manhã, e vai para a praça de táxis.
- Boa noite. Olhe, tenho um problema: preciso que me leve a Lisboa. Não tenho aqui nenhum dinheiro comigo, mas se me levar a casa, moro num primeiro andar subo para ir buscar o dinheiro da corrida e pago-lhe.
- Nã, essa história não me cheira, já fui escaldado várias vezes... - respondeu o taxista.
- Faça-me lá esse favor. É que já é tão tarde e eu tenho que ir para casa.
- Nã, nã, nã... não o levo. Vá mas é andando.
Finalmente, o homem chegou a Lisboa como pôde. Cerca de um mês depois volta ao Casino e a sortesorri-lhe ganhando uma pequena fortuna. Sai do Casino novamente por volta das quatro da manhã para apanhar um táxi e ao reparar que na praça de táxis, onde havia cerca de uns vinte táxis, o último táxi era o do outro dia, pensa para si mesmo:
- Espera aí meu grande desgraçado, hoje é que te vou ferrar.
Vai ter com o primeiro taxista:
- Olá, boa noite. Dou-lhe 200 euros se me levar a Lisboa, mas com uma condição.
- Claro que sim, seja qual for a condição aceita o taxista.
- Quando chegarmos a Lisboa tem de me chupar a gaita.
- Ó seu sacana, vá mas é chatear outro.
O segundo taxista:
- Olá, boa noite. Dou-lhe 200 euros se me levar a Lisboa, mas com uma condição.
- Pois não. O que é que tenho que fazer?
- Quando chegarmos a Lisboa tem de me chupar a gaita.
- Ponha-se mas é a andar antes que eu lhe parta as trombas.
Assim, correu toda a fila de táxis até que chegou ao último, e lhe disse:
- Olhe, dou-lhe 200 euros se me levar a Lisboa, mas com uma condição.
- Claro, diga lá qual é a condição respondeu o taxista.
- Quando passar por todos os outros taxistas da fila, levante os braços e grite: "Vou para Lisboa, vou para Lisboa!"

__________________________________________________________________
O advogado, no leito de morte, pede uma Bíblia e começa a lê-la avidamente.
Todos se surpreendem com a conversão daquele homem e perguntam o motivo.
O advogado doente responde:
- Estou procurando brechas na lei
__________________________________________________________________

As margens do Mar Vermelho, Moisés discute com os seus oficiais. 
- Moisés - informa um dos oficiais. - Os egípcios estão cada vez mais próximos. 
- E são milhares! - completa o outro. 
- O que vamos fazer? - pergunta um terceiro. 
- Calma! - intervém Moisés. - Não se desesperem! Vou mandar abrir as águas do mar, nós atravessaremos por esta passagem e, assim que terminarmos de passar as águas tornarão a se fechar impedindo que os egípcios nos sigam. 
- Uau! - exclama o Assessor de Imprensa. - Se você conseguir isso, eu juro que te consigo no mínimo dez páginas na Bíblia!
__________________________________________________________________

CONCURSO EM BREU BRNCO


PREFEITURA MUNICIPAL DE BREU BRANCO

ESTADO DO PARÁ

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2012


A Prefeitura Municipal de Breu Branco, Estado do Pará, torna pública a abertura das inscrições e realização do Concurso Público destinado ao provimento de cargos vagos existentes no Quadro de Pessoal Permanente da Prefeitura , formação de Cadastro de Reserva e estabelece normas relativas à sua realização, de acordo com o presente Edital.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O Concurso Público será regido por este Edital e sua realização, a cargo da Fundação João do Vale, destina-se a selecionar candidatos para o provimento de 779 vagas no quadro permanente da Prefeitura Municipal de Breu Branco, sendo 132 de preenchimento imediato e 647 para compor cadastro de reserva, cuja escolaridade e especificidades estão descritas nos Anexo I e II do Edital.
 O candidato poderá obter informações referentes ao Concurso Público nos endereços eletrônicoswww.breubranco.pa.gov.br e www.fundacaojoaodovale.com.br, na Fundação João do Vale e Prefeitura Municipal de Breu Branco - PA.

Governo do Estado propõe aumento entre 14% e 22% aos policiais militares



 
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Eliseu Dias/Ag. Pará
O Governo do Estado propôs reajuste de 14,13%, que chega a 22,4% na maior patente dos Praças, que é de subtenente
Eliseu Dias/Ag. Pará
Em valores nominais o salário de um subtenente, que hoje é de R$ 2.171,47, passará a ser de R$ 3.185,62
O Governo do Estado apresentou proposta de reajuste salarial aos Praças da Policia Militar na tarde da última terça-feira, 17. Se a proposta for aceita em assembleia geral a ser realizada nesta quarta (18), virá no contracheque de janeiro da categoria (que inclui os soldados, cabos, sargentos e subtenentes) acréscimos que variam entre 14,13% e 22,4%. Um soldado que até dezembro do ano passado recebia R$ 1.689,50 passará a receber  R$ 2.128,80. O Governo do Estado também aceitou pagar o auxílio fardamento (no valor de um soldo a cada seis meses) e abriu, a pedido dos policiais militares, uma mesa permanente de negociação que, a curto prazo, irá tratar de outra questões, como o risco de vida e o auxilio moradia. A negociação salarial com o oficialato da PM se dará de forma separada nos próximos dias.
A secretária de Administração do Estado, Alice Viana, e o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, representaram o Governo Estado e asseguraram que a proposta apresentada é baseada na Lei dos Praças, que prevê salário escalonado, respeitando a hierarquia, e que não foi cumprida entre 2007 e 2010, o que provocou perdas salariais a todos. O Governo do Estado propôs reajuste de 14,13%, que chega a 22,4% na maior patente dos Praças, que é de subtenente. Em valores nominais o salário de um subtenente, que hoje é de R$ 2.171,47, passará a ser de R$ 3.185,62. (Veja tabela completa em anexo)
Alice Viana destacou o nível de diálogo da reunião e chamou atenção para o cumprimento, pelo Estado, da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “A instalação, por decreto, de uma mesa permanente de negociação garantirá um canal para debates de políticas de curto, médio e longo prazo destinadas à valorização dos policiais militares. É sempre bom deixar claro que Estado prima pelo respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou Alice Viana, informando que o impacto na folha salarial do estado com esta proposta é de R$ 6 milhões. Se o Estado atendesse a demanda da categoria, de reajuste de 100%, este impacto seria de R$ 92 milhões, o que com certeza levaria ao descumprimento da LRF.
O secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, também saiu satisfeito com o nível da negociação. Para ele, o governo acredita que o diálogo é sempre a melhor maneira de resolver as questões e prova que existe um compromisso claro do governador Simão Jatene em concentrar esforços para que cada policial tenha condições adequadas de trabalho. “Avalio esta reunião de forma bastante positiva, no sentido de que o governo apresentou uma proposta efetiva a partir do equilíbrio financeiro atingido ao longo do ano de 2011”, garantiu. Luiz Fernandes também reafirmou sua confiança na corporação: “Acreditamos nos nossos policiais, que têm trabalhado constantemente para reduzir o índice de criminalidade em todo o Estado. Não tenho dúvida de que tudo vai terminar da melhor maneira possível”.
Na proposta apresentada pelo Governo do Estado também está o auxílio fardamento para cabos e soldados, a ser pago ainda neste primeiro semestre de acordo com disponibilidade financeira e o aumento da arrecadação.  A gratificação por risco de vida, auxílio moradia e alimentação terão o percentuais negociados a partir de março deste ano.
Além de Alice Viana e Luiz Fernandes, participaram da reunião as lideranças da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e do Bombeiro Militar (Acsombmpa); da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar (Assubsarpm); da Associação dos Subtenentes dos Bombeiros (Assbm/PA); da Associação dos Militares da Reserva Remunerada (Aspomire); e da Associação de Policiais Militares, Bombeiros Militares e Familiares (Aspol).
O Sargento Aelton Costa, representante da Aspol na reunião, disse que o Governo Estado avançou muito no imediatismo das propostas. “O governo está colocando as suas necessidades e limitações orçamentárias enquanto administrador das contas públicas. Vamos levar a proposta para a aprovação da nossa categoria. Temos que destacar que o governo acenou uma negociação, mas só depois da assembleia desta quarta-feira é que iremos saber como daremos continuidade as negociações”.

Arquivos em Anexo

Junior Ribeiro - Itaituba/Pa: Ex- governadora do Pará Ana Júlia é aprovada em ca...

Junior Ribeiro - Itaituba/Pa: Ex- governadora do Pará Ana Júlia é aprovada em ca...: A Superintendência de Seguros Privados (Susep) – autarquia ligada ao Ministério da Fazenda – aprovou ontem o nome da ex-governadora Ana Júli...

Bacia amazônica está virando emissora de carbono, alerta estudo


(AFP) – Há 4 horas
PARIS — A bacia amazônica, tradicionalmente considerada uma proteção contra o aquecimento global, pode estar se tornando um contribuinte-chave de emissões de dióxido de carbono (CO2) como resultado do desmatamento, alertaram cientistas em artigo publicado nesta quarta-feira.
Em um resumo divulgado na revista Nature, cientistas chefiados por Eric Davidson, do Centro de Pesquisas Woods Hole (WHRC), em Massachusetts, a Amazônia está "em transição" em consequência das atividades humanas.
Ao longo de 50 anos, a população na região aumentou de 6 para 25 milhões de habitantes, levando a uma limpeza maciça de terreno para a exploração de madeira de corte e a agricultura, afirmaram.
O balanço de carbono da Amazônia - quantidade de dióxido de carbono que é liberada ou retirada da atmosfera - está mudando, embora seja difícil estimar com precisão, acrescentaram.
"O desmatamento alterou o balanço líquido da bacia de um possível sumidouro de carbono, no final do século XX, para uma fonte líquida", afirmaram os cientistas no artigo.
Florestas maduras, como a amazônica, são fatores importantes na equação do aquecimento legal.
Suas árvores sugam CO2 da atmosfera, através da fotossíntese. Mas quando apodrecem ou são queimadas ou a área de florestas é desmatada, o carbono volta para o ar, incrementando o efeito estufa.
O artigo calcula que a biomassa da Amazônia contenha colossais 100 bilhões de toneladas de carbono, o equivalente a mais de 10 anos de emissões globais de combustíveis fósseis.
Desencadeador de mudanças no clima, o aquecimento global pode liberar parte deste estoque, alertaram.
"Grande parte da floresta amazônica é resiliente à seca sazonal e moderada, mas esta resiliência pode ser e foi exacerbada com secas severas experimentais e naturais, indicando um risco de perda de carbono se a seca aumentar com as mudanças no clima", acrescentaram.
No artigo, os cientistas também destacaram que tem sido registradas secas extremas e cheias nas bacias do Tocantins e do Araguaia, cujos rios drenam a região do Cerrado, fortemente desmatada.
"Onde o desmatamento é extenso em escalas local e regional, a duração da estação seca está se alongando e a descarga da estação úmida está se intensificando".

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Agonia e revolta da população



Madalena Hofferma

Município de Novo Progresso vive momentos de incerteza
  
" Madalena é sem dúvida considerada a pior prefeita do Oeste do Pará, o descaso na cidade é visivel. Lá falta tudo, desde a merenda escolar e remédio nos postos de saúde".  
Vicinais em total abandono
Cidade encravada no meio da Selva da rodovia Santarém-Cuiabá, e cerca de quase 800 quilômetros de estrada em péssimas condições, a população de Novo Progresso vive momentos de incerteza com a administração da prefeita Madalena Hoffermam (PSDB).
Loira e bonita Madalena Hoffemam que pertence ao partido do governador Simão Jatene nada fez, a não ser lembranças das promessas de campanha feita ao humilde povo que acreditou nela que dizia ter uma solução para alavancar o município que se encontrava momentos difíceis.
Hoje o que se ver é um município em estado de falência, falta tudo, remédio, merenda escolar e as comunidades sofrem com as péssimas condições das estradas vicinais. Sem contar com a falta de estrutura das ruas da sede do município. Lama, matos e uma imensidão de matagal em quase extensão da cidade. A revolta é geral
As ruas da cidade em péssimo estado
Os moradores denunciam que a prefeita até hoje nunca prestou contas do que a prefeitura já gastou. A Câmara Municipal de Vereadores está surda e muda. A omissão e visível. A prefeita ainda não realizou nenhuma obra de suma importância.
Informações chegadas da cidade dão conta de que o município é governado pelo esposo da prefeita, o piloto e que também foi prefeito do município, Juscelino Alves.
Contra Madalena Hoffermam pesa uma serie de denuncias de irregularidades.
Veja matéria publicada por um jornal de circulação local, e que pertence ao vereador Adecio Piran.

DINHEIRO PÙBLICO É JOGADO NO LIXO, REVANTA O JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
" Os famosos " elefantes brancos estão em todos os lugares da cidade, afirma o jornal"  


O Brasil é um país por demais pródigo na realização de algumas de suas obras públicas.
Os “elefantes brancos”, assim chamados devido à falta de planejamento na sua condução, vêm-se acumulando em todo território nacional, clamando por iniciativas de conclusão.
A reportagem do Jornal Folha do Progresso, visitou neste inicio de ano três obras consideradas de relevante importância para o município, na visita foi avaliado o valor, tempo em que vem sendo construída e as condições que se encontram para comparar com o montante do valor investido e tempo para a conclusão.
A primeira foi a construção das casas populares que teve inicio em meados de 2010, esta é uma obra do PAC em parceria com o Ministério das Cidades, com recurso da Caixa Econômica Federal, com investimento de R$ 960 mil reais, para construir sessenta (60) unidades, com um custo de R$ 16 mil para cada casa do programa “Minha Casa Minha Vida”, a contrapartida do município foi os lotes, que por sinal ficaram muito próximas umas da outras, impossibilitando para o proprietário da habitação aumentar o tamanho.
Está obra está com o prazo para entrega ultrapassado, já poderia ter sido entregue para seus respectivos proprietários.
O que encontramos no local, são as casas praticamente construídas, com reboco, parte sanitárias (banheiro, fossa) prontos e já foi passada uma camada de cal branco nas paredes e a parte de infra-estrutura como esgoto, água, Iluminação Pública, energia elétrica e ruas cascalhadas com pavimentação e meio fio, ainda está por construir. Em cada residência se encontra um tanque de cimento na parte dos fundos com uma torneira sem água. È visível o matagal tomando conta, e não foi encontrado ninguém para dar informação, o local carece por manutenção.
Outra obra considerado por nossa equipe, como importantíssima para o município é o esgoto. Para está obra foi liberado R$ 2,8 milhões de reais, em parceira com o Ministério da Saúde com contrapartida do município no montante de R$ 86 mil reais, com inicio no final de 2010. A mais de ano que vendo sendo construído o Sistema de Esgotamento Sanitário, está obra não existe qualquer movimentação para dar continuação na obra, nas ruas os serviços de canalização esta parado e não tem identificação da empresa que está sendo responsável pela obra. Pelo vestígio, a tempo está paralisada. A terceira obra visitada pela nossa reportagem é a construção da Agência Previdenciária de Novo Progresso. Localizada no bairro Bela Vista, a obra teve inicio em 31/01/2009 e o prazo para entrega estava estipulado para 08/08/2010, o recurso para está obra veio do Ministério da Previdência Social, no montante de R$ 968 mil reais, com contrapartida do município do terreno, empreendimento esse que vinha sendo executada pela empresa “MENA Construtora”. O que encontramos no local é constrangedor, algumas paredes erguidas deteriorando com o tempo, outras já caídas e o matagal tomando conta. Recentemente o Governo Federal convocou Concurso Público, abrindo três vagas para Agência da Previdência Social de Novo Progresso, que nem foi construída e pelo estado que se encontra, deverá demorar para acontecer. Nossa equipe de reportagem não procurou os responsáveis pelas obras, fizemos uma busca no local para analisar a real e atual situação de cada obra e também não procuramos no portal da transparência os montantes já retirados para construção das referidas obras, publicamos valores disponíveis nas placas, que sinaliza cada obra. A soma das três obras se aproximam de R$ 5 milhões de reais e observamos que todas as obras são de iniciativa do Governo Federal. O critério de escolha foi por considerar estas obras, as mais interessantes para o município em pleno desenvolvimento, lembrando que existem outras obras que não foram citadas nesta reportagem, mas já estão sendo avaliadas por nossa equipe para a próxima edição.Fonte/Fotos: Redação Folha do Progresso